ONG de Floripa oferece teste de HIV por meio de fluido oral

Publicado em 27/04/2014

Como forma de colaborar para que mais gays, bissexuais, travestis e transexuais façam teste anti-HIV, a ONG ADEH realiza exames por meio do fluido oral. O resultado sai em 20 minutos. 

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Fazer o teste, gratuito e sigiloso, é simples. Não é preciso tirar sangue. A detecção é feita por meio de um bastonete passado no canto da boca. Caso dê positivo, os agentes da entidade, que passaram por até três capacitações, encaminham a pessoa aos serviços de apoio em saúde. 

A ação faz parte de projeto do governo federal chamado "Viva melhor sabendo". O nome não é por acaso, já que quanto mais cedo ocorrer a descoberta de que se é infectado pelo vírus da aids, mais fácil o tratamento. 

Ser possível detectar a infecção pelo HIV por meio do fluido oral não é sinal de que pode ocorrer transmissão do vírus pela saliva, explica a secretária-executiva da ADEH e coordenadora do projeto, Kelly Vieira. 

"O que há no fluido oral, na saliva, são anticorpos ao HIV. E não o vírus. Fundamental explicar essa diferença para que não se pense que um beijo possa transmitir o vírus, isso não é possível."

O teste pode ser feito de segunda a sexta das 14h às 22h com agendamento. Às quartas-feiras há extensão do horário, entre 10h e 14h.

Veja endereço e telefone da ADEH no perfil da entidade no Guia Gay Floripa. 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.