Uma revisão recente de estudos realizados nas últimas décadas concluiu que homens que ejaculam mais frequentemente possuem menos chances de desenvolver câncer de próstata.
Publicada no período científico Clinical Genitourinary Cancer, a revisão analisou 11 estudos envolvendo quase 150 mil participantes. As pesquisas vão de 1990 a 2023.
Todas tinham como foco analisar a relação entre ejaculação e este tipo de câncer. Segundo o Daily Mail, há estudo com apenas 40 participantes e também com milhares de homens. As idades vão de 20 a 80 anos.
Um estudo que se destaca é o Health Professionals Follow-Up Study da Universidade de Harvard. A maior parte dos envolvidos eram profissionais de saúde brancos entre 46 e 81 anos.
Foi constatado que homens que ejaculavam 21 vezes ou mais no período de um mês tinham 31% menos risco de desenvolver câncer de próstata do que aqueles que se tocavam de quatro a sete vezes no mês.
Já o mais recente estudo, publicado ano passado no The World Journal of Men's Health, focou em homens de 40 a 80 anos que foram entrevistados sobre seus hábitos sexuais na faixa dos 20, 30, 40 anos e no ano anterior.
Os pesquisadores descobriram que homens que ejaculavam pelo menos quatro vezes por mês tinham menor risco de câncer de próstata em comparação com aqueles que o faziam com menos frequência.
E como a ejaculação diminui o risco da doença? Não está claro para os cientistas, mas acredita-se que pode ser devido ao aumento do fluxo sanguíneo para a próstata que fornece oxigênio e nutrientes que ajudam a remover resíduos ligados ao câncer dentro do órgão.
Além disso, o ato de ejacular pode ajudar a eliminar carcinógenos nocivos que podem se acumular no sêmen.
Uma outra pesquisa, esta de 2016 da Universidade de Boston, sugere que a ejaculação frequente estimula mudanças nos tecidos da próstata responsáveis ??por células produzindo mais rápido e criando mais citrato, um composto que mata células de câncer na próstata.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo que mais afeta os homens depois do câncer de pele não melanoma. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem depois dos 65 anos.
A próstata é um órgão em forma de maçã que fica abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela produz parte do sêmen que é ejaculado e também é considerada como o "ponto G" dos homens - a grande responsável pelo prazer anal masculino.