Homens bissexuais são mais vulneráveis ao HIV, aponta pesquisa

Publicado em 23/06/2014

Uma pesquisa publicada pelo American Journal of Preventative Medicine afirma que homens bissexuais são mais vulneráveis ao HIV e a doenças sexualmente transmissíveis (DST) em geral.

Segundo o autor do estudo, Willian Jeffries, do Center for Disease Control and Prevention, alguns dos fatores que aumentam o risco nos bissexuais são relações sexuais sem preservativo, relações sexuais forçadas e aumento do número de parceiros.

Embora o estudo observe que o HIV é menos comum em homens bissexuais que nos homens gays, os bissexuais são muito menos propensos a fazer o teste de HIV, por isso é um risco maior.

Em 2013, nos Estados Unidos, 21% dos homens bissexuais relataram tratamento das DST em comparação com 12% dos homens homossexuais e 2,3% dos homens heterossexuais.

O autor do estudo também relata que os bissexuais sofrem bifobia e "obstáculos socioculturais". 

"Experimentar estes sentimentos pode contribuir para o isolamento social e estresse psicológico dos bissexuais, que por sua vez pode vulnerabilizá-los às DST e o HIV por meio de uso de drogas, comportamentos sexuais de risco, e de evitar serviços de prevenção", diz Jeffries.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.