A Câmara dos Deputados aprovou, por votação simbólica, nesta quinta-feira 7, a criação do Prêmio Paulo Gustavo.
Todos os anos, cinco artistas receberão diploma de menção honrosa, dentre indicados apontados pelo segundo-secretário da Câmara e membros da Comissão de Cultura.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), autora do projeto, junto ao deputado Marcelo Ramos (PL-AM), falou sobre a homenagem durante a sessão.
"Paulo Gustavo merece de nós essa homenagem por tudo o que ele significou e significa para sua família, filhos, além de todos nós que admiramos. Significará principalmente para todos aqueles que vivem fazendo com que o riso e o sorriso engrandeçam o nosso país. Espero que essa comenda eternize não apenas Paulo Gustavo, mas nossa capacidade de sorrir."
Relatora da proposta, a deputada Marília Arraes (PT-PE) explicou a escolha do nome do niteroiense para a honraria.
"Quanto ao nome do prêmio, difícil pensar em mais justo: Paulo Gustavo era amado pelos brasileiros, e a comoção que sua morte causou dá a monta de sua grandeza. Seguramente, é do maior interesse de todos que a Câmara, para além de honrar sua memória, o faça fomentando a prática que o consagrou e pela qual será eternamente lembrado: levar alegria aos lares brasileiros", afirmou.
Paulo Gustavo morreu, aos 42 anos, em 4 de maio deste ano. Ele passou sete semanas internado com covid-19 em hospital no Rio de Janeiro. A morte do ator - que deixou marido e dois filhos - comoveu o país.