Uma das principais demandas do movimento arco-íris da capital foi alcançada. Na quarta 9, foi dada posse ao Conselho Municipal de Direitos LGBT de Florianópolis. O evento contou com a presença do prefeito Cesar Souza Junior (PSD).
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
Dentre os objetivos do órgão, criado em maio por lei vinda do Poder Executivo, estão propor, monitorar e avaliar ações e políticas públicas a favor do respeito e da cidadania LGBT.
O processo de alcance da concretização dessa bandeira necessitou de conversas de ativistas com vereadores para que aprovassem a proposta. Esse é o primeiro conselho arco-íris de Santa Catarina.
Da parte da Prefeitura, participam do conselho indicados das secretarias de Segurança e Defesa do Cidadão, de Educação, de Turismo, da Saúde, de Cultura, de Comunicação e de Assistência Social; da Fundação Municipal de Esportes; do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof), e do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município.
Já as entidades da sociedade civil representadas são, além da Acontece: Arte e Política LGBT, Adeh, Estrela Guia – Associação em Prol da Cidadania e dos Direitos Sexuais, Gapa-SC, Instituto Arco-Íris, Instituto Roma, Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB-SC, Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região, Núcleo de Estudos em Gênero e Saúde e Núcleo Modos de Vida, Família e Relações de Gênero (Margens/UFSC).
Como próximo passo, haverá reunião para eleger a diretoria e delinear o regimento interno.