Assim como em todos os órgãos do corpo humano, a idade também chega para o pênis. Mas é possível evitar ou retardar o seu envelhecimento dando atenção a alguns pontos específicos.
Urologista e andrologista (especialista em saúde do homem), o médico Paulo Esteves abordou o tema em seu canal no Youtube.
Com a idade, segundo o doutor, o órgão sofre mudanças nas fibras que compõem o corpo cavernoso, o que afeta sua elasticidade e distensão. A diminuição de enzimas e de testosterona no corpo estão dentre as responsáveis pela dificuldade de conseguir ereção.após os 40 anos.
Esteves aponta três medidas que podem prolongar a saúde do pênis. A primeira é delas é ter cuidado com seu bem-estar em geral. A prática de atividades físicas, alimentação saudável, boa qualidade de sono e redução do estresse são importantes.
Deve-se evitar pressão arterial e colesterol altos e controlar a glicemia para fugir do diabetes.
A segunda é brincar com seu órgão sexual, seja sozinho ou com outra pessoa. "Assim como um músculo que você precisa exercitar para que ele se mantenha com tônus, fibras musculares em tamanho grande e funcionais com força, o pênis precisa ser exercitado, ter ereções", lembra o médico.
Durante a ereção, entra sangue "ricamente oxigenado" no órgão, esclarece Esteves, o que faz com que vasos sanguíneos se abram e promovam oxigenação no corpo cavernoso, além do pênis se estirar ao máximo.
Por fim, o urologista aborda a testosterona. Ele pontua que este hormônio está ligado à região peniana desde que somos embriões. É ele quem faz o órgão se desenvolver na fase de gestação e também que o faz crescer, anos depois, na adolescência.
"No homem adulto, no homem idoso, ele [o hormônio] atua prevenindo a atrofia peniana, o envelhecimento do pênis e a disfunção erétil", diz o médico.
"Portanto, não tem como você querer ter uma boa saúde do pênis, retardar o envelhecimento, se você não mantiver níveis normais de testosterona", explica. O urologista diz que se o nível do hormônio estiver baixo, deve-se fazer a reposição dele.
Assista ao vídeo: