Alerta em livro recém-lançado: os pênis estão ficando menores por causa de produtos químicos.
Em Countdown, a autora Shanna Swan, que é epidemiologista ambiental e reprodutiva no famosa hospital Mount Sinai de Nova York, diz que o excesso de produtos químicos em tudo em quase tudo que nos cerca tem afetado o tamanho de pênis e testículos.
Em artigo no The Guardian, a ecologista Erin Brockovich - a mesma que foi interpretada por Julia Roberts no filme homônimo de 2000 - ecoa trechos do livro.
A pesquisa de Swan mostra que o volume de espermatozóides caiu 60% desde 1973 e que se nada for feito chegará a zero em 2045. Ou seja, os humanos não nasceriam mais e seriam extintos.
A obra também afirma que em várias partes do mundo uma mulher na faixa dos 20 anos é menos fértil que suas avós quando tinham 35 anos.
"O estado atual dos assuntos reprodutivos não pode continuar por muito mais tempo sem ameaçar a sobrevivência humana", escreve Swan, acrescentando: "É uma crise existencial global."
Os responsáveis por esta crise são produtos que estão desde os recipientes de plástico a sabonetes, eletrônicos e carpetes, de vegetais a carnes.
Alguns deles, chamados de PFAs, são conhecidos por não degradarem jamais - seja no corpo humano ou na natureza.