Um dos símbolos da arte drag de Santa Catarina, Suzaninha recebeu a maior honraria da cultura do Estado.
Indicada pela sociedade civil, a artista será homenageada com a Medalha Cruz e Sousa.
A cerimônia se dará no próximo dia 24, no dia de aniversário do poeta Cruz e Sousa (1861-1898), florianopolitano que foi um dos principais nomes do simbolismo brasileiro.
Ator, produtor e pesquisador, Arthur Gomes, o criador da drag queen, falou sobre a importância da honraria.
"Entendo a responsabilidade social que detenho enquanto artista LGBTQIAPN+ e drag ao conquistar uma medalha como esta. Nosso trabalho rompe as fronteiras de Florianópolis e do Estado, estamos levando o nome de Santa Catarina para o Brasil todo enquanto um dos estados com significativa produção da nossa cultura."
Um dos nomes por trás da Bapho Cultural, produtora voltada a eventos LGBT em Santa Catarina, Arthur já havia tido seu nome rejeitado pela Câmara de Vereadores de Florianópolis para receber a Medalha Jennifer Celia Henrique.
"Receber a Medalha Cruz e Sousa é uma conquista muito importante para a comunidade LGBTQIAPN+ do Estado, sendo eu a primeira drag a ocupar este lugar. Além disso, tem um peso simbólico, afinal a honraria reconhece o que é cultura e coloca a arte drag e cultura LGBTQIAPN+ em destaque no cenário catarinense."
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.