Drag Suzaninha ganha expo que celebra 10 anos de carreira

Mostra, na Galeria Lama, conta com obras de artistas que se inspiraram na drag queen

Publicado em 06/09/2024
Drag Suzanhinha
Suzaninha firmou-se como grande nomes da cultura LGBT de SC. Foto: Diorgenes Pandini

Uma das maiores fomentadoras da cultura LGBT de Santa Catarina, Drag Suzaninha celebra uma década de carreira e é foco de uma exposição que abre nesta sexta-feira 6.

Curta o Guia Gay no Instagram

A mostra 10 Anos da Drag Suzaninha, na Galeria Lama, faz reverência à sua arte e também ao seu ativismo.

Com curadoria de Chay Luge, a exposição reúne coleção exclusiva de obras criadas por artistas convidados em tributo à trajetória e impacto de Suzaninha.

"É com grande emoção que apresentamos esta exposição ao público, criando um espaço onde artistas e admiradores possam refletir sobre a extraordinária trajetória de Suzaninha, com sua influência que transcende os limites da arte drag", comemora Luge.

A abertura da exposição celebrará a vida e obra de Suzaninha, oferecendo uma experiência imersiva aos visitantes. Eles serão recebidos por uma atmosfera vibrante, com música ao vivo, performances artísticas e um coquetel que reflete a diversidade cultural valorizada pela artista.

Os convidados poderão interagir com as obras, que ilustram sua trajetória e provocam reflexões sobre questões sociais e a importância do ativismo na arte.

Nascido em Chapecó, no oeste catarinense, Arthur Gomes deu vida à sua personagem Suzaninha há uma década, de maneira inesperada, mas que se transformou em uma paixão avassaladora.

"Cheguei em Florianópolis em 2014, inicialmente focado na palhaçaria. Ao entrar na UDESC para estudar teatro, participei de uma prova prática, onde a diretora, fã da arte drag, me convidou para atuar em seu espetáculo. Assim, me montei pela primeira vez e surgiu Suzaninha na peça Lulu. Essa foi minha primeira vez e tudo foi muito potente e mágico”, conta o artista.

Desde a sua estreia até hoje, inúmeras transformações ocorreram. Suzaninha se consolidou como uma das artistas mais impactantes da cena cultural arco-íris de Santa Catarina.

A artista liderou uma série de iniciativas de valorização da arte drag na região, promovendo eventos voltados para LGBT, destacando espetáculos e festivais multiculturais, como o “Bingo Drag Show”, “Viada Cultural”, “As Desterradas” e “Cuir Festival”, além de ser uma das idealizadores da Transforma - Festival Internacional de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, e da Bapho Cultural - produtora independente de cultura LGBT.

Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Suzaninha se destaca também como uma importante voz nos debates sobre gênero e sexualidade, participando ativamente de formações, palestras e discussões sobre diversidade, equidade e inclusão.

No último ano, fez história, sendo a primeira primeira drag queen a receber a maior honraria da cultura catarinense, a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa. A nível nacional, recebeu o prêmio Sérgio Mamberti, por sua atuação como agente cultural LGBT.

A exposição fica em cartaz até 5 de outubro na Galeria Lama - entradas pela Rua João Pinto, 198, e pela Rua Antônio Luz, 159, Centro. O ingresso é gratuito e a classificação é para maiores de 18 anos.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.