O deputado federal Professor Israel (PV-DF) foi eleito o melhor parlamentar do Congresso Nacional no segmento educação.
Israel ganhou na preferência do júri na categoria "Defesa da Educação" do Prêmio Congresso em Foco, anunciado na noite da quinta-feira 21.
O político foi à premiação, feita em Brasília, com o namorado, Geovane Resende.
Mais
>>> Deputado federal Professor Israel se assume gay
Ele foi o único parlamentar abertamente gay e da comunidade LGBT, este ano, a vencer uma das 12 categorias do prêmio, que é o mais importante da política brasileira.
Na categoria "Defesa da Educação", mas na votação do público, feita pela internet, Fabiano Contarato (Rede-ES), único senador abertamente gay, foi o político nacional LGBT com posição mais alta: 6º lugar. Israel ficou em 28º lugar.
Em 2020, Contarato venceu na categoria Clima e Sustentabilidade na preferência do júri especializado.
Este ano, o senador ficou em terceiro lugar nesta categoria, vencida pelo deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP).
Pela escolha do público, também neste segmento, Contarato ficou em quinto lugar - o deputado Alessandro Molon (PDT-RJ) ficou em primeiro.
Os demais LGBT nesta categoria se classificaram assim: o deputado abertamente gay David Miranda (Psol-RJ) ficou em 8º lugar, a deputada abertamente bissexual Vivi Reis (Psol-PA) ficou em 28º lugar e Professor Israel em 42º lugar.
Na disputa geral de Melhores do Senado, na escolha dos jornalistas, Contarato ficou em quarto lugar - Simone Tebet (MDB-MS) foi a vitoriosa. Ela também venceu na preferência do júri.
Dentre os Melhores do Senado, no voto do público, pela internet, Contarato conquistou a terceira posição com 32.198 votos. A liderança foi de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), com 67.171 votos, seguido por Humberto Costa (PT-PE), com 42.355 votos.
Na categoria geral de Melhores na Câmara, pelo voto do público, David Miranda foi o deputado da comunidade LGBT em posição mais alta: 9º lugar, amealhando 19.061 votos. No ano passado, Miranda ficou em quinto lugar.
Os outros dois congressistas LGBT, nesta categoria, foram: Vivi Reis em 21º lugar, com 8.379 votos; e Professor Israel em 54º com 2.441 votos.
Os primeiros colocados nesta categoria foram: Marcelo Freixo (Psol-RJ), com 39.965 votos; Alessandro Molon, com 31.980 votos; e Luiza Erundina (Psol-SP), com 28.881 votos.
No voto do júri para os Melhores na Câmara, Professor Israel foi o único dentre LGBT a se destacar no top 10: ficou em 8º lugar. No topo ficou Marcelo Ramos (PL-AM). Os organizadores só divulgam os 10 primeiros nesta categoria.
Na escolha dos jornalistas não teve nenhum LGBT dentre os seis primeiros colocados divulgados. A primeira posição foi de Alessandro Molon.
Por fim, Vivi Reis ficou em 16º lugar na categoria Mulheres na Política, no voto do público, dentre as 69 habilitadas a concorrer. A vencedora foi Luiza Erundina.
Pelo voto do júri, nesta categoria, foram divulgadas só as primeiras cinco posições e a eleita foi a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), primeira parlamentar federal indígena da história do País.
A votação completa está no site Congresso em Foco.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.