Carla Ayres e Camasão: Floripa reelege lésbica e elege bissexual

Câmara Municipal de Florianópolis agora terá dois representantes LGBT

Publicado em 07/10/2024
Lésbica e bissexual na Câmara Municipal de Florianópolis: Carla Ayres e Leonel Camasão
Carla conquistou mais de 5.700 votos e Camasão quase 4 mil votos

Floripa reelegeu uma lésbica e escolheu um bissexual para a Câmara Municipal nas eleições deste domingo 6. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Com 5.743 votos, Carla Ayres (PT) foi reeleita para o Legislativo da capital catarinense e se tornou a quarta mais votada na cidade.

Carla teve quase o triplo dos votos que a elegeram em 2020. À época, ela conquistou 2.094 votos e foi a número 1 do Partido dos Trabalhadores nas urnas.

Primeira lésbica assumida na Câmara, a cientista social e ativista já havia disputado uma cadeira na capital em 2016 e na Assembleia Legislativa do Estado em 2018.

Em 2020, após ser eleita vereadora, Carla tentou o Congresso Nacional, mas mesmo amealhando 39.609 votos não conseguiu. A petista ficou como suplente e passou a ocupar um assento na Casa em junho durante a licença do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), que se estende até fim deste mês.

"O que aconteceu hoje em Florianópolis foi histórico", declarou a vereadora reeleita em sua página no Instagram.

Se Carla é paulista de Jales (e vivendo aqui há 12 anos), o outro representante LGBT eleito neste domingo em Florianópolis também é de São Paulo.

O paulistano Leonel Camasão Cordeiro, bissexual assumido, conquistou 3.975 votos pelo Psol e se tornou o 12º mais votado dentre os 23 eleitos.

O jornalista, que mora em Santa Catarina desde os 14 anos, já havia concorrido à Prefeitura de Joinville em 2012, à Assembleia Legislativa em 2014, ao Governo do Estado em 2018, à Câmara Municipal de Florianópolis em 2020 e à Câmara dos Deputados em 2022.

"Tenho muito orgulho de não deixar a nossa querida companheira Carla Ayres como única representante da população LGBTQIA+ na Câmara dos Vereadores de Florianópolis. Nós elegemos uma bancada LGBT. Nós ampliamos uma bancada progressista", discursou Camasão após a vitória.

Ele é casado com o ecossocialista Paulo Cordeiro Camasão.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.