Um jurista evangélico está dentre os principais nomes que o presidente Lula cogita indicar para o Supremo Tribunal Federal (STF). Seu nome é Jorge Messias, atual advogado-geral da União.
Como relata a imprensa, o mandatário não dá ouvidos a pressão nas redes sociais e feita por políticos de esquerda para que uma mulher negra seja a indicada para vaga aberta pela ministra Rosa Weber, que se aposentará em setembro.
Lula teria como critérios de escolha lealdade a ele e proximidade para contato. Messias tem muitos pontos nesses quesitos. Seu atual cargo foi-lhe dado pelo presidente.
Reportagem da Folha de S. Paulo indica que, apesar de religioso, o possível indicado teria posicionamentos alinhados aos direitos humanos.
O debate se acentuou nesta semana por conta dos votos avaliados como conservadores de Cristiano Zanin, indicado por Lula para o STF neste ano.
Zanin tem sido criticado por setores progressistas. O jurista foi o único voto contra a inclusão de LGBT na lei que trata de injúria racial, foi favorável a tornar guardas municipais em força policial e posicionou-se contrário à descriminalização do porte de drogas para consumo.
Tais fatos levam receio a movimentos identitários sobre a nova indicação de Lula.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.