Em 2022, 10 clubes de futebol foram denunciados por homofobia. O levantamento foi feito pelo Observatório da LGBTfobia no Futebol do Coletivo Canarinhos LGBT.
Segundo o ativista Onã Rudá, criador do coletivo que combate a homofobia no principal esporte brasileiro, houve 12 denúncias - três delas foram contra o mesmo clube, o Remo.
Do total, seis terminaram em condenação pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com pagamento de multa. Foram contra Atlético Mineiro, Fluminense, Remo, Atlético Goianiense, Red Bull Bragantino e Paysandu. Este último não pagou a multa.
Já Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e Avaí tiveram transações disciplinares homologadas. Essas transações podem prever ações, iniciativas de combate ao preconceito e mesmo multa que serão pagas pelos clubes.
Por fim, houve absolvição em duas das denúncias feitas contra o Remo.
O atual cenário representa avanço, mas ainda não demonstra a realidade, explica Onã.
"A primeira condenação por homofobia na história do futebol brasileiro ocorreu em 2021. Em 2022, vimos o crescimento de denúncias e condenações, o que é ótimo, porém há muitos mais casos de discriminação do que esses que são aceitos pelo tribunal. Nossa luta é para que todos os casos sejam denunciados e avaliados pela justiça desportiva."
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.