O cantor Leandro Buenno revelou ser portador do vírus HIV.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
Noivo do modelo Rodrigo Malafaia (sobrinho-neto do pastor Silas Malafaia), o artista falou sobre o tema em live com o influenciador João Vivas.
Ao UOL, Leandro contou que soube da sorologia em 2017 e que por ter amigos soropositivos a notícia chegou com ele já fortalecido psicologicamente.
"Já havia passado por algumas situações com pessoas próximas de mim. Eu era tão forte e sóbrio ao tratar esse assunto com eles que não consegui me colocar num lugar diferente quando a situação foi comigo mesmo", disse o artista que já participou do reality musical The Voice Brasil.
Aos 27 anos, o cantor acredita ser importante abordar o assunto. "Percebi a necessidade e a responsabilidade de levar isso além. Uma motivação muito grande foi também ver meu amigo e criador de conteúdo LGBTQI+ Lucas Raniel levantando essa discussão e levando informação não só à nossa comunidade, mas a todos que desconhecem e tratam o assunto com tanto estigma e preconceito."
O casal é sorodiscordante (ou seja, Rodrigo não tem HIV). Eles estão juntos há um ano e meio. Leandro falou sobre o vírus antes deles terem a primeira relação sexual.
Rodrigo encarou com naturalidade. "Foi tão natural que não lembro exatamente como foi e quando conversamos mais profundamente sobre o assunto. Contei das minhas experiências anteriores com pessoas soropositivas e disse que já entendia bastante sobre o assunto, que não era uma grande questão para mim", lembrou Rodrigo.
O cantor também vê importância em se discutir abertamente o HIV para diminuir preconceito e criticou fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que, em fevereiro, afirmou que a pessoa com HIV é uma despesa para o Brasil.
"Como é triste ver a falta de empatia e a falta de consideração com que o nosso governo trata o assunto, tentando cada vez mais marginalizar e distanciar a população de um tema que sempre foi presente na sociedade", diz.
Leandro toma antirretrovirais (dois comprimidos por dia) e diz que teve sorte de nunca ter tido nenhum efeito colateral. Sua carga viral é indetectável - ou seja, ele não pode transmitir o vírus para ninguém.
O casal iria se unir em 20 de março em cerimônia para 250 pessoas. O casamento foi adiado por causa da pandemia da covid-19.
Enquanto segue à risca a quarentena, Leandro acaba de lançar o EP, Love, Leve, Fúria. "É o segundo disco da minha carreira, totalmente autoral e tem uma sonoridade com a qual sempre quis trabalhar. São três faixas que representam momentos muito distintos da minha vida e que, quando colocadas juntas, resultam numa cronologia. Estou muito feliz com o resultado e com a receptividade do público."