Marcada para o domingo 2 de julho, a Parada LGBT de Bogotá estreará novo circuito este ano.
Em vez de sair do Parque Nacional Enrique Olaya Herrera, que fica próximo ao bairro gay do Chapinero, a marcha terá concentração na Plazoleta del Consejo e seguirá pela avenida El Dorado.
O destino final, que antes era a principal praça da cidade - a gigantesca Plaza de Bolívar, no centro - agora passa a ser o parque mais famoso da capital colombiana, o Parque Simón Bolívar.
A mudança se deu, segundo os organizadores, porque a Carrera Séptima, por onde o público se dirigia até a região central, não permitia um bom andamento da marcha, já que esta avenida se estreita em alguns momentos.
A chamada Lei Integral Trans, que pretende garantir mais direitos a pessoas transexuais, é o tema da parada deste ano. Inúmeras entidades trans foram chamadas a participar.
Tradicionalmente, a marcha começa com as organizações sociais, depois com os órgãos governamentais e termina com os carros alegóricos.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.