Nova lei no estado norte-americano da Califórnia obriga lojas de departamento a oferecerem brinquedos de gênero neutro.
A legislação, assinada pelo governador democrata Gavin Newsom e que passou a valer no sábado 9, não proíbe a oferta de objetos nos tons azul e rosa.
Brinquedos nessas cores poderão ser vendidos, mas é preciso que seja ofertada "uma seleção razoável" de itens de gênero neutro "independentemente de serem tradicionalmente comercializados para meninas ou meninos".
A determinação também fala de objetos de higiene pessoal e não inclui roupas.
Somente grandes redes, com ao menos 500 funcionários, são obrigadas a cumprir a norma.
De acordo com a rede ABC, a lei é uma vitória para ativistas LGBT que dizem que tons de rosa e azul, usados no marketing, pressionam crianças a se conformarem com estereótipos de gênero.
Este foi o terceiro ano consecutivo em que houve tentativa de aprovar o projeto.
Autor do texto, o deputado Evan Low disse ter se inspirado na filha de um de seus funcionários que perguntou à mãe dela por que certos itens na loja era "proibidos" para ela por ser menina.
"Precisamos parar de estigmatizar o que é aceitável para certos gêneros e apenas deixar que as crianças sejam crianças”, disse Low ao canal ABC. “Minha esperança é que este projeto incentive mais empresas na Califórnia e nos Estados Unidos a evitar o reforço de estereótipos prejudiciais e desatualizados."
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.