A empresa de publicidade responsável pelo Burger King na Áustria pediu desculpas por uma campanha recém-lançada em prol do Mês do Orgulho LGBT.
No anúncio, aparecem dois hambúrgueres - em um deles, o recheio está delimitado por dois pães com gergelim; no outro, o lanche é composto só pelos dois pães que fazem a base do sanduíche.
A intenção parece ter sido associar os pães diferentes (o do topo e o da base) à heterossexualidade e, ao usar pães iguais no mesmo lanche, fazer menção ao amor pelo mesmo sexo.
No entanto, algumas pessoas não gostaram ou viram associação a dois pães iguais como se se falasse de "dois ativos" ou "dois passivos".
"Nós ouvimos suas vozes e ouvimos com atenção", escreveu a agência Jung von Matt Donau, em sua nota de desculpas, no Linkedin.
"O Pride Whopper [nome do sanduíche] faz parte do compromisso de nosso cliente como parceiro oficial da parada de Viena. O trabalho também inclui uma campanha de influenciadores com membros orgulhosos da comunidade LGBTQ austríaca", disseram.
A agência afirmou que não checou o suficiente com a comunidade LGBT sobre como a abordagem do mesmo pão poderia ser recebida pelo público.
"Isso é por nossa conta. A mensagem pretendida do Pride Whopper era espalhar amor igual e direitos iguais", prosseguiram.
"Nossa maior preocupação é se ofendemos membros da comunidade LGBTQ com esta campanha. Se for esse o caso, pedimos desculpas. Aprendemos nossas lições e incluiremos especialistas em comunicação com a comunidade LGBTQ para trabalhos futuros como promoção do amor igual e direitos iguais ainda serão uma prioridade para nós."
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.