Com o objetivo de diminuir a discriminação contra gays idosos e aumentar sua autoestima, foi lançada camiseta que os celebra.
Na peça, há um punho estilizado nas cores branco, cinza e prata com os dizeres Smart Sexy Strong Silver (Grisalho esperto atraente forte), que são o nome da campanha.
O projeto foi idealizado pelos artistas Timscapes e Mike Enders e vai divulgar série de outras imagens sempre protagonizadas por homens sexy com cabelos brancos ou grisalhos.
Para Enders, na última década muitas campanhas voltaram-se a jovens LGBT e os mais velhos foram esquecidos. "Infelizmente muitos idosos LGBT encontram discriminação, abuso e isolamento."
Segundo o projeto, estimativas da Universidade da Califórnia apontam que existam 1,5 milhão de gays, lésbicas e bissexuais com 65 anos ou mais nos Estados Unidos e a expectativa é que essa população dobre em 2030.
"Nossa experiência mostra que o estigma e a discriminação que muitos idosos LGBT experimentaram ao longo da vida continuam em seus últimos anos", afirma a entidade Sage, voltada a arco-íris idosos e corresponsável pela ação. "Muitos residem em contextos onde a discriminação e o preconceito contra LGBT são rotineiros e legais. Temerosos de maus-tratos por parte dos profissionais de saúde e dos prestadores de cuidados, muitos idosos LGBT demoram a procurar cuidados até que a sua saúde se deteriore e a crise se instale."
A campanha é voltada não só a gays idosos mas também aos seus admiradores que reconhecem que, sim, homens mais velhos também podem ser muito sexy. A peça de estreia custa US$ 30 (cerca de R$ 102, fora as taxas) e pode ser adquirida clicando aqui.