O mundo perdeu uma das maiores lendas do rock. Morreu, aos 69 anos, no domingo 10 o cantor David Bowie, após lutar por 18 meses contra um câncer.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
"David Bowie morreu hoje, pacificamente, cercado por sua família após uma luta corajosa de 18 meses contra o câncer", informou um comunicado em sua página no Facebook. "Ainda que muitos de vocês compartilhem nossa dor, pedimos que respeitem a privacidade da família neste período de luto."
A doença não era pública e sua morte veio apenas dois dias do lançamento do 25º álbum, Blackstar, e da comemoração de seu aniversário. Bowie fez 69 anos na sexta-feira 8.
Considerado um dos bissexuais mais notórios do mundo, Bowie assumiu-se gay em 1972 em entrevista à publicação Melody Maker. "Eu sou gay e sempre fui, mesmo quando eu era David Jones [seu nome de batismo]".
Quatro anos depois ele afirmou ser bissexual. Sua esposa na época, Angie, afirmou que ele teve um romance com Mick Jagger e é famosa a cena que ela descreveu após voltar mais cedo de uma viagem, em certa manhã, e pegar Bowie e Jagger nus na cama dormindo juntos.
Entretanto, nos anos 1980, Bowie disse que era um "heterossexual no armário" e que sua imagem gay foi forjada pelas gravadoras. Ninguém nunca levou isso a sério, já que sua imagem como ícone LGBT estava formada.
Chamado de "Camaleão do Rock", o cantor foi um dos mais versáteis da história da música, criou personagens como o andrógino Ziggy Stasrdust, em 1972, e influenciou importantes artistas de diversos gêneros como Madonna, Morrissey, Joy Division, Lady Gaga, Placebo, New York Dolls e Kesha, dentre tantos.
Em sua página no Facebook, Madonna lamentou a morte de Bowie. "Eu estou devastada! Esse grande artista mudou a minha vida. Foi o primeiro show que vi ao vivo em Detroit. Descanse em paz! Talentoso, único, gênio, inovador. O homem que caiu na Terra. Seu espírito vai viver para sempre. Fui tão sortuda em ter conhecido-o!. Eu te amo tanto!".
"So lucky to have met you!!!! Hot Tramp I love you So! ?? #rebelheart" -Madonna
Publicado por Madonna em Segunda, 11 de janeiro de 2016
Em 2014, uma exposição sobre o cantor fez sucesso no Museu da Imagem e do Som - MIS, em São Paulo, a segunda cidade do mundo (depois de Londres), que a recebeu. A mostra David Bowie foi eleita a melhor do ano pelos leitores do Guia Gay São Paulo.