A cervejaria escocesa BrewDog acaba de lançar o que eles chamam de a "primeira cerveja transgênero não-binária do mundo", a No Label (sem rótulos, em inglês).
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
A bebida é fabricada com lúpulo cujas flores foram mudadas de macho para fêmea antes da colheita. "Usamos isto para ressaltar que, assim como os humanos, a cerveja pode ser o que ela quiser e se orgulhar disso", disse a empresa.
A No Label foi criada em parceria com o coletivo arco-íris Queerest of the Queer, e parte do lucro será revertida para a entidade que auxilia jovens transgêneros.
"Inclusão é um grande negócio para nós e está no centro de tudo que fazemos", afirma Dr. J, cofundador da entidade. "Quando encontramos com a equipe da BrewDog, discutimos o que é viver além do L e do G no LGBTQI+ e mergulhamos profundamente em áreas onde os rótulos não traduzem mais. BrewDog foi super sensível e respeitosa e vimos que a abordagem à diversidade e à inclusão na fabricação de cerveja é muito parecida com o que significa o Queerest of the Queer."
A intenção da marca é fazer um paralelo com as pessoas não-binárias, ou seja, que não se identificam com o gênero masculino nem com o feminino, uma comunidade ainda pouco reconhecida na sociedade.
A No Label começa a ser vendida na sexta-feira 6 no novo endereço da cervejaria, que será inaugurado no badalado Soho, em Londres. A BrewDog tem uma unidade em São Paulo, bo bairro de Pinheiros, e não temos informação se a cerveja será vendida por lá.