Antes de colocar o ponto final em 2015, recheemos o ano com muito amor. Na bodas de algodão (dois anos) da determinação do Conselho Nacional de Justiça que impediu qualquer cartório de negar o registro de matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, cinco casamento coletivos fizeram história.
Veja a seguir e prepare-se para voar no buquê!
5 - Maceió
A capital alagoana, em 2015, ouviu pela primeira vez uma série de "sim" arco-íris. Em 7 de dezembro, 16 casais LGBT trocaram alianças. E tudo na presença de importantes autoridades da cidade e do Estado. A organização foi do Grupo Gay de Alagoas (GGAL).
4 - Florianópolis
A Ilha da Magia transmutou-se em terra do amor LGBT em setembro, quando 40 casais uniram-se frente a 800 convidados. Foi a primeira união comunitária da capital catarinense. O evento resultou de parceria entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Associação Amigos em Ação. E já está prometida a edição de 2016!
3 - Fortaleza
Pela mãos do vereador e homossexual declarado Paulo Diógenes (PSD), 30 casais uniram-se na segunda cerimônia do gênero na capital cearense, realizada em 27 de junho, na Praia de Iracema. Iniciativa veio do ano anterior, quando foi promovida a primeira edição.
2 - Brasília
Quel tal casar-se na frente do Congresso Nacional? E abrindo uma parada LGBT? E tendo a marcha como sua festa de casamento? Dez casais da capital federal passaram a ter justamente isso em suas biografias. Em 28 de junho, Brasília fez sua primeira cerimônia do gênero como forma de dar largada à 18ª Parada do Orgulho LGBTS.
1 - Rio de Janeiro
A capital fluminense não é superlativa apenas na beleza! Nada menos que 191 casais de pombinhos LGBT integram a sexta edição do casamento coletivo feito na cidade. O evento, promovido em 6 de dezembro, foi tido como o maior do gênero no mundo! A realização foi do governo do Estado. Rio, cidade do amor!