Morreu aos 61 anos o cantor, compositor e tecladista Steve Bronski. Ele foi um dos fundadores da banda de synth pop Bronski Beat, em 1983.
Todos os três integrantes do grupo - os outros eram Jimmy Sommerville e Larry Steinbachek - eram gays assumidos em uma época em que a maioria dos artistas não abordava o assunto publicamente.
Bronski, cujo nome de batismo era Steven William Forrest, foi coautor de um dos maiores hinos gays de todos os tempos, Smalltown Boy.
Lançada em 1984, a canção foi número 3 na parada britânica e fala de um adolescente gay reprimido pela família que sai de casa para buscar aceitação em Londres.
Inúmeras séries, filmes, propagandas e outras mídias usaram a música nas últimas décadas.
O primeiro álbum do grupo, Age of Consent (1984), faz referência, no título, à diferença nas idades oficialmente legais para sexo gay e hétero. A capa listava as idades de consentimento em vários países ao redor do mundo.
"Na época, éramos apenas três gays que começaram uma banda - não nos sentíamos parte de nenhum movimento em particular", disse Bronski ao The Guardian em 2018.
"Claro, muitos anos depois iria transparecer que havia mais artistas gays do que o público foi levado a acreditar."
Em 1985, Jimmy Sommerville, o cantor do grupo, formou outra banda, The Communards, antes de seguir carreira solo.
A banda continuou com outros vocalistas até meados dos anos 1990.
Steven passou a fazer remixes e a trabalhar em novas roupagens para hits do grupo e morou bastante tempo na Ásia, nas últimas décadas.
Não foi informada a causa da morte.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.