O HIV continua presente na vida de muitos gays e as infecções estão crescendo particularmente dentre a faixa de pessoas mais jovens. Por conta disso, são muito bem-vindas produções que abordem esta temática.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
Na próxima sexta-feira 1º, Dia Mundial de Luta contra a Aids, estreia a websérie + Próximos, dirigida por Luís Fabiano Teixeira e Tiago Cardoso, no canal do YouTube da Produtora Mar de Ideias.
À nossa reportagem, Teixeira, que vive em Amsterdã, Holanda, contou que a ideia da produção surgiu quando leu uma reportagem tratando da infecção pelo HIV entre jovens de 14 a 24 anos. "Achei que poderia fazer algo que dialogasse com esse público", afirma.
O cineasta diz que percebeu que o assunto ainda é um tabu quando a série entrou em pré-produção. "Ouvimos vários 'nãos', desde produtoras até pessoas responsáveis por locações'. As desculpas eram horríveis", revela. "Uma produtora de São Paulo chegou até a dizer: 'Não estamos interessados, mas por que vocês querem falar sobre isso? Vocês são soropositivos?'. Nunca vou esquecer isso."
+ Próximos conta a história de um relacionamento que passa por transformações após um dos garotos contar que é soropositivo. Para as locações, a cidade escolhida foi Santos, no litoral sul paulista.
"A escolha foi por conta de que a cidade, nos anos 1990, tinha um número elevado de soropositivos. Quis mostrar uma cidade solar, que acolhe os soropositivos", diz.
O elenco, que foi parcialmente dirigido via Facetime (já que Teixeira está na Europa), foi selecionado de forma que fugisse do padrão de rapazes sarados. "Afinal, a ideia era desconstruir esse conceito, afinal o Brasil é tão diverso."
A websérie terá cinco episódios com cerca de seis minutos de duração cada um. Confira o trailer: