Divertida Mente 2 é animação de maior sucesso de todos os tempos e os profissionais envolvidos foram pressionados para que se limasse ou diminuísse qualquer conotação homossexual na história.
A denúncia partiu de ex-funcionários ouvidos sob condição de anonimato pelo site IGN.
Fontes descrevem que houve cuidado especial para fazer com o que o relacionamento entre a protagonista, Riley, e Val fosse o "mais platônico possível".
Os profissionais precisaram fazer edições na iluminação para remover qualquer traço de "química romântica".
Um dos ex-profissionais disse: "Apenas fazer muito trabalho extra para garantir que ninguém as visse como não heterossexuais".
"Veja bem, Riley não é canonicamente gay", comenta outra fonte. "No filme, o que você viu, nada sobre Riley diz que ela é gay, mas é meio que deduzido com base em certos contextos."
Outra fonte afirma que vários dos executivos do estúdio ficam "desconfortáveis" com temas LGBT em geral e que a insistência em manter esses tópicos fora de Divertida Mente 2 "foi uma grande coisa" durante o seu desenvolvimento.
O enorme receio ao assunto, se deu, em parte, de acordo com os ex-profissionais, por causa de Lightyear (2022). Muitos dos executivos creditam o fracasso da animação por um rápido beijo lésbico na história. À época, a empresa chegou a cortar a cena para distribuição em outros países e, pressionada por funcionários e ativistas, voltou atrás.
Lançado em meados de junho, Divertida Mente 2 já arrecadou R$ 3,6 bilhões nos Estados Unidos e mais de R$ 9,2 bilhões no mundo.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.