A vingança é um prato se que come frio... E de salto e maquiagem impecáveisl! Essa é a lição que o Talles de Oliveira Faria deu no sábado 17, quando tirou uma capa roxa na formatura do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e revelou estar de vestido, sapato feminino e maquiado.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
O ato foi protesto do militar contra a homofobia que ele teria sofrido ao longo de anos em seu curso. Conforme falou ao site Metrópoles, ele foi perseguido pela instituição por usar maquiagem. Também há informações que um professor não suportava o fato de ele ser afeminado. "Ele fez de tudo para me desligar", explicou. O ITA é uma das maiores escolas militares do País.
No vestido, vermelho, estava escrito me um dos lados: "Ita, suas tradições: homofobia, racismo". Não houve nenhuma reprimenda contra o ato de Thalles, que recebeu o diploma normalmente.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a reitoria repudia qualquer discriminação. "Nas formaturas do ITA, os militares têm uniforme definido, sendo previsto para os formandos civis apenas traje de passeio. O ITA não questiona, nem registra a orientação sexual de seus alunos e formandos, e não discrimina alunos por sua orientação sexual, gênero, condição social, credo ou raça."