A tentativa de anular o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil teve bate-boca sobre crianças trans no Congresso Nacional.
O assunto veio à tona quando a deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), que é lésbica assumida, discursava, na terça-feira 5.
Segundo a parlamentar, alguns deputados começaram a atacar pessoas transexuais e citaram crianças.
"Segundo, e não menos importante, as crianças trans, elas existem, e as famílias constantemente têm buscado...", dizia Daiana, em vídeo que repercutiu nas redes sociais.
Uma confusão de vozes se inicia neste momento e parlamentares silenciam Daiana por alguns segundos gritando, em uníssono, "criança trans não existe (sic)".
"Os parlamentares fundamentalistas estavam atacando as pessoas trans, inclusive as crianças. A minha fala foi em defesa dessas pessoas que existem sim e devem ter os seus direitos respeitados", respondeu a deputada após ser criticada no X por tratar sobre este tema na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família na Câmra dos Deputados.
Após pedido de vista do projeto de lei que pretende proibir uniões homossexuais no País a discussão e votação foram adiados para o próximo dia 13.
O projeto de lei original pedia o contrário. O documento foi apresentado em 2007 pelo então deputado Clodovil Hernandes - o primeiro abertamente gay do Congresso - propondo mudar o Código Civil para que fossem regularizadas as uniões entre pessoas do mesmo sexo.
O relator do texto atual, deputado Pastor Eurico (PL-PE), porém, rejeitou todo o projeto original e adotou outro, de autoria dos ex-deputados Paes de Lira (SP) e Capitão Assumção (ES). O texto atual afirma que "nos termos constitucionais, nenhuma relação entre pessoas do mesmo sexo pode equiparar-se ao casamento ou a entidade familiar".
Na justificativa do projeto, os dois deputados afirmaram que "aprovar o casamento homossexual é negar a maneira pela qual todos os homens nascem neste mundo, e, também, é atentar contra a existência da própria espécie humana". Na leitura do relatório, Pastor Eurico disse que a Constituição brasileira "mitiga a possibilidade de casamento ou união entre pessoas do mesmo sexo".
?QUEBRA-PAU:
— Ronny Teles (@TelesCombate) September 5, 2023
Deputada Daiana Santos REBATE bolsonaristas em Comissão da Família.
"absurdo é quando se estimula crianças a fazer arminha"- diz a deputada.
Debate de projeto sobre a união civil homo afetiva.@daianasantospoa @erikakokay @pastorhenriquev
Segue o perfil e… pic.twitter.com/J4QP978HB3
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.