Seul veta parada LGBT e ativistas prometem enfrentar governo

Administração local deu preferência a evento de grupo religioso contrário aos direitos arco-íris

Publicado em 09/05/2023
Coreia do Sul veta parada LGBT em Seoul
A maior marcha LGBT da Coreio do Sul é feita no mesmo período e local há anos

O Governo Metropolitano de Seul negou autorização para a parada LGBT local ir às ruas e, ao mesmo tempo, liberou a realização de um evento cristão que é contra direitos arco-íris. Ativistas prometem enfrentar nas ruas a proibição.

Curta o Guia Gay no Instagram

Organizadores da parada fizeram requisição para poder desfilar no período de 30 de junho a 1º de julho, primeira sexta e sábado logo após o Dia Mundial do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho.

A marcha arco-íris de Seoul é a maior do país e pretendia ocupar a Praça Seoul, no centro da cidade e em frente à prefeitura.

No entanto, eles foram surpreendidos pela negação do pedido. O governo respondeu que houve duas requisições para utilizar o local naquelas datas - a deles e a de um grupo cristão que tem intenção de promover um concerto para jovens.

Autoridades deram prioridade a este grupo. Trata-se da Fundação Cultural CTS, uma entidade religiosa abertamente contra direitos LGBT.

Ao The Washington Post, a presidente do comitê organizador da parada, Yang Sun-woo, afirmou que o festival "não será interrompido" e que a marcha irá às ruas de qualquer maneira em 1º de julho.

"Foi-nos negado injustamente o acesso ao espaço público onde a comunidade LGBTQ da Coreia do Sul comemora o orgulho todos os verões há anos”, disse ela.

Sun-woo acredita que a decisão foi "discriminatória" e "pouco transparente".

A intenção do grupo religioso, segundo ativistas locais, foi clara: impedir que a parada seja realizada. A fundação CTS nega.

Evangélicos têm bastante influência na política sul-coreana.

O país não tem leis que protejam cidadãos LGBT de discriminação, não permite a união de pessoas do mesmo sexo nem adoção por casais homossexuais.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.