Ano de 2015: a agência de publicidade brasileira Leo Burnett Tailor Made ganha repercussão nas redes sociais por campanha que considerava travestis como mulheres "não-originais". Ano de 2017: a empresa faz novos anúncios, agora para quebrar preconceito contra transgêneros no mundo do trabalho.
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A mudança, segundo apurou em primeira mão o Guia Gay São Paulo, veio por meio de acordo intermediado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo como forma de reparar o preconceito propagado pelo "The Shemale Calendar" (O calendário de travetis, em tradução livre), feito para marca de autopeças Meritor e estrelado por modelos trans. O conceito da ação era recomendar às oficinas mecânicas só usar "peças originais".
Pelo acordo, a agência fez duas peças para a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). O foco é a inserção de trans no mercado de trabalho.
Em ambas criações, é pedido ao leitor tentar ver a diferença entre dois produtos: entre dois sanduíches e entre duas apresentações financeiras. As imagens são iguais. "Um desses sanduíches foi preparado por uma transexual. Qual?", pergunta uma das peças.
A arremate vem em seguida: "Você não viu diferença porque não tem diferença. A identidade de gênero não interefere na qualidade nem no resultado do trabalho de ninguém. Dê uma oportunidade a travestis e transexuais na sua empresa e ajude a acabar com o preconceito."
A presidente da Antra, Keila Simpson, falou à nossa reportagem que as criações agora serão divulgadas via redes sociais. "A agência criou e cabe a nós da Antra fazer a divulgação. A mensagem é muito importante e acionaremos parceiros para que essa mensagem chega a muitas e muitas empresas."