A ativista transexual Lirous K'yo Fonseca Ávila foi homenageada esta semana pela Câmara Municipal de Floripa.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
Coordenadora-geral da Adeh - Associação de Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade, Lirous recebeu a medalha Antonieta de Barros, oferecida a mulheres que se destacaram em diversas áreas na cidade.
"Essa medalha representa uma conquista para as mulheres trans e travestis de todo o País", declarou a militante. "Pois cada vez que uma de nós se destaca é como se todas nós nos destacássemos juntas, isso é bem importante para nós."
"Infelizmente a gente vive num país que mais mata travestis e transexuais. Gostaria que essa medalha pudesse simbolizar mais do que isso, a diminuição da violência por exemplo, o reconhecimento às nossas vidas como simplesmente pessoas cidadãs que transitam nas cidades, que trabalham, que muitas vezes querem estudar e não tem oportunidade."
Lirous é assistente social e atua em movimentos sociais desde 2004. Desde 2014 está à frente da Adeh, a maior entidade LGBT da capital catarinense. Ela também preside o Fórum de Diversidade da Grande Florianópolis, desde 2016, e é membro do Conselho Municipal LGBT.