As diretrizes das redes sociais são discutíveis: há discursos de ódio que continuam por ali mesmo após denúncias e há imagens de orgulho que são vetadas. Como neste caso.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
Um usuário do Instagram chamado Rafael Lugão denunciou discriminação sofrida na rede de fotos.
Ele conta que postou imagem beijando o namorado e recebeu vários comentários carinhosos de amigos.
Pouco depois, surgiram algumas mensagens homofóbicas. Quando a foto estava com quase 1 mil curtidas, ele recebeu notificação do Instagram avisando-o que a publicação vai contra as diretrizes da empresa.
Rafael acusou a rede de homofobia e lamentou que isso continue acontecendo com vários usuários.
"Entendo que é possível a foto ser removida automaticamente por conta das denúncias homofóbicas. Mas me chocou o Instagram afirmar expressamente: 'sua publicação vai contra nossas diretrizes da comunidade', quando se trata de um beijo entre dois homens", escreveu.
No Twitter, sua denúncia viralizou e recebeu mais de 99 mil curtidas, 1.800 comentários e quase 11 mil compartilhamentos.
Postei uma foto no Instagram beijando meu namorado. Comecei recebendo muitos comentários carinhosos de amigos mas logo em seguida surgiram alguns poucos comentários homofóbicos. A foto estava com quase 1k de curtidas quando recebo essa notificação: pic.twitter.com/6Sn4FpUTsL
— • xicrinha de coiffeur • (@RafaelLugao) August 29, 2020
O INSTAGRAM REMOVEU UMA FOTO DE 2 HOMENS SE BEIJANDO PQ ISSO VAI CONTRA AS DIRETRIZES DA COMUNIDADE. HOMOFOBIA!!!!
— ? xicrinha de coiffeur ? (@RafaelLugao) August 29, 2020
Queridos, eu agradeço demais o carinho e apoio que estamos recebendo. É triste saber que coisas semelhantes já aconteceram com outros usuários do @instagram , por inúmeros tipos de preconceitos. Fica nítido que muitos tentam nos silenciar, mas juntos somos mais fortes!
— ? xicrinha de coiffeur ? (@RafaelLugao) August 30, 2020
Entendo que é possível a foto ser removida automaticamente por conta das denúncias homofóbicas. Mas me chocou o @Instagram afirmar expressamente: ?sua publicação vai contra nossas diretrizes da comunidade?, quando se trata de um beijo entre dois homens. pic.twitter.com/g4lx74RarJ
— ? xicrinha de coiffeur ? (@RafaelLugao) August 30, 2020
Cara, como isso machuca! Expressar meu amor motiva os homofóbicos a ofenderem o meu perfil pessoal. Foi a primeira vez que postei uma foto no meu feed beijando meu namorado na boca e tive essa decepção. Como é difícil lutar pra ser quem somos! Um casal hétero não passa por isso
— ? xicrinha de coiffeur ? (@RafaelLugao) August 29, 2020