Manifestação de teor fascista tomou as ruas do bairro mais gay de Madri, Chueca, no sábado 18.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
Protesto convocado por um grupo chamado Madrid Seguro pedia o fim das "Agendas 2030-2050" .
Dizendo-se nacionalistas, homens e mulheres vestiam preto e empunhavam bandeiras espanholas.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram quando quando eles gritaram "Viados, fora dos nossos bairros" e "Fora, aidéticos de Madri".
O deputado federal Iñigo Errejón Galván denunciou a manifestação em carta aberta direcionada à presidência do Congresso.
O parlamentar anotou que foram ouvidas saudações ao nazistas Adolf Hitler (1889-1945).
Mais
>>> 14 bairros gays pelo mundo: agito, história e resistência
"Faz apenas dez dias que o primeiro-ministro anunciou novas medidas para combater delitos de ódio, medidas que, no entanto, não se colocaram em prática. Os delitos de ódio se cometem contra grupos vulneráveis e a falta de medidas não está evitando que mensagens contra pessoas LGTBI se escutem nas ruas sem nenhuma consequência prejudicando a liberdade e os direitos de muitas pessoas por razão de identidade de gênero e orientação sexual."
O Chueca é um dos maiores bairros gays do mundo. Localizado na região central da cidade, o bairro concentra, há décadas, dezenas de lojas, bares, restaurantes e sex clubs voltados a essa população.
Intolerable. No se pueden permitir manifestaciones como esta. Y ahora que se ha hecho, se debe denunciar a los organizadores. “Maricones, fuera de nuestros barrios” o
— GAYLESPOL, asociación Policías LGTBI+ (@gaylespol) September 18, 2021
“Fuera sidosos de #Madrid”, y perseguir si hay delitos. #BastaYa de #LGTBIfobia
pic.twitter.com/xcKjvs1jMh