Estão abertas as inscrições para o primeiro coral trans do País e que será realizado em Floripa.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
Idealizado pela Associação em Defesa dos Direitos Humanos (Adeh), o coral será regido por Lirous K'yo Fonseca Ávila, militante trans e presidente da Adeh, que tem experiência nessa arte, e canta música lírica.
"Eu fiz conservatório de música, logo depois eu passei a reger o coral da Biblioteca Pública Pelotense (RS) e depois eu trabalhei no coral da Serte, e também no coral eu ensaiava as pessoas que eram do comércio, na Sociedade Musical Filarmônica Comercial de Florianópolis", contou Lirous ao Guia Gay Floripa.
O objetivo, explica Lirous, é fazer um coral não-excludente. "Todas as vozes são bem-vindas, porque todas as vozes são raras. O intuito é trazermos o máximo de pessoas trans para compor", diz. Mulheres e homens trans que tenha talento para instrumentos, como violão, e não queiram cantar, também podem se integrar ao projeto.
A idade mínima para se inscrever no coral é de 15 anos. As inscrições vão até 26 de março na sede da Adeh (clique aqui) - de segunda a sexta, de 14h às 18h. Os ensaios terão início em 2 de abril, às 19h, e serão realizados todas as segundas-feiras, entre 19h e 21h.
A iniciativa faz parte do Projeto Livre, financiado pelo Edital Elizabete Anderle e inscrito pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e para a Fundação Catarinense de Cultura. O objetivo do projeto é emancipar as pessoas trans, mas também a participação dos demais projetos que virão no decorrer deste, como a apresentação de um musical.