A organização da Parada LGBTI+ Florianópolis divulgou que o evento de 2024 será adiado.
Em nota, os responsáveis explicam que foi necessário postergar o evento de 8 de setembro para 17 de novembro por não terem conseguido verba nem privada nem pública para ir às ruas.
"Desde a finalização da parada do ano anterior já iniciamos as tratativas de patrocínio e apoio do poder público com diversas reuniões e tratativas. Em ano eleitoral nossas dificuldades de captação de recursos ficam ainda maiores", escreveram no perfil da marcha no Instagram.
E continuaram: "Devido à lei eleitoral, a Prefeitura não pode apoiar eventos que ocorram entre os 90 dias anteriores à eleição municipal de outubro, e com outros patrocinadores não é possível executar todo o necessário. Informação essa que só tivemos retorno do jurídico da Prefeitura recentemente".
Eles ressaltam que mesmo tendo aprovado o projeto da marcha na Lei Nacional de Incentivo à Cultura, não houve nenhuma empresa interessada em tempo de repassar o recurso do imposto de renda por incentivo fiscal.
"Também aplicamos para o PIC - Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina, que pode obter recurso financeiro por incentivo fiscal do ICMS, mas depois de muito atraso na divulgação do resultado, nos foi negado com o motivo que a parada é puramente política e não cultural, o que discordamos totalmente e já estamos com processo judicial aberto de revisão."
Nos últimos anos, firmou-se tradição da marcha ser realizada no domingo próximo ao feriado de 7 de setembro.
Este ano, a data escolhida foi 17 de novembro junto ao feriado da Proclamação da República, na sexta-feira anterior.
Alguns seguidores da página reclamaram que o fim de semana escolhido já contém outros dois grandes eventos na cidade.
Um deles é o Uni Spring Break, um dos maiores eventos universitários do País que este ano trocou Laguna por Florianópolis.
O Uni 2024 acontecerá entre 15 e 17 de novembro e terá atrações como Pedro Sampaio e Banda Eva.
O outro é o Folianópolis, que conta com shows de Ivete Sangalo, Léo Santana e É o Tchan. No entanto, a micareta, que é voltada ao público hétero (homens pagam mais caro), não é realizada no dia da parada, mas, sim, entre 14 e 16 de novembro.