Marina Silva recebeu carta de compromissos com a comunidade LGBT, mas não a assinou.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
Na quarta-feira 9, o colunista Lauro Jardim, de O Globo, divulgou que a pré-candidata da Rede Sustentabilidade à Presidência da República havia assinado o Termo de Compromisso com a Aliança Nacional LGBTI.
Baseados nisso, reportamos o fato. Porém, a assessoria de Marina entrou em contato com o jornalista de O Globo pedindo correção e informando que ela "recebeu a carta, mas não a assinou".
"Esclarece ainda que o programa de governo está em fase inicial de elaboração e que as contribuições estão sendo encaminhadas à coordenação do programa de governo, caso do documento da Aliança Nacional LGBTI", escreveu o jornalista.
A carta estabelece dezenas de pontos que os candidatos da presidência se comprometem a atuar, seja diretamente no Executivo ou junto ao Legislativo. Dentre os compromissos, estão o de atuar pela criação de novos centros de saúde para pessoas trans e lutar pela criação de lei que criminalize a violência contra LGBT.
À nossa reportagem, o fundador do Movimento LGBT com Marina, Jobson Camargo, afirmou que assinatura será realizada em breve, em cerimônia específica.
Um dos pontos mais polêmicos - em se tratando de Marina - é o que diz respeito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, incluído neste termo. Em 2014, em menos de 24 horas, a pré-candidata refornulou seu plano de governo e mudou a palavra casamento para união civil.