Conservadores têm derrota sobre casamento gay e recuam parcialmente

Agora, direitistas procuram 'meio termo' e procuram restringir proibição apenas para uniões religiosas

Publicado em 01/10/2023
gay casamento
Nova proposta pode agradar conservadores e progressistas. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Relator do projeto de lei que pretende proibir a união civil homossexual no Brasil, o deputado Pastor Eurico (PL-PE) deve recuar e propor uma espécie de "meio termo", segundo o jornal O Estado de S.Paulo, para agradar aos conservadores. 

Curta o Guia Gay no Instagram

O objetivo, agora, é mudar o parecer e garantir no texto final que as igrejas não sejam obrigadas a realizar cerimônias com casais gays ou lésbicos.

Na verdade, as igrejas não têm, hoje, nenhuma obrigação em aceitar casais homossexuais, mas só deixar este ponto explícito na lei poderá ser visto, de acordo com a publicação, como uma conquista da bancada conservadora.

Ao mesmo tempo, o lado progressista do Congresso também se sentiria realizado já que se mantém o direito de pessoas se unirem civilmente com outras do mesmo sexo.

O novo texto será costurado em grupo de trabalho que será instaurado na Câmara dos Deputados. 

Da forma que o projeto está hoje os conservadores sabem que ele seria derrubado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pois iria contra a decisão do Supremo Tribunal Federal de 2011, que legalizou essas uniões.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.