Ok você chamar de gigantes os atletas de vôlei campeões mundiais e olímpicos, mas apenas saiba que os adoradores dos saques e bloqueios que realmente merecem esse adjetivo estão em Floripa, são muitos e cheios de pêlos!
Os medalhistas de ouro em amizade e amor ao vôlei e ao garfo são os integrantes do Ozurso: grupo de ursos que se reúnem regularmente até duas vezes por semana para saciar suas fomes por pontos e pizzas!
O olimpo ursino se formou em novembro de 2023 para ser espaço aberto e cheio de acolhimento, explica o advogado William Rodrigues, o Will, de 36 anos, e um dos pais da ideia.
"Já participávamos de grupos de ursos de vôlei em Porto Alegre e Curitiba. Sentíamos a necessidade ter um grupo em Floripa no qual pudéssemos ficar à vontade para ser quem somos, fosse rede de apoio para os ursos e, claro, nos unisse para jogar vôlei regularmente e sair do sedentarismo", disse ao Guia Gay Floripa.
Se deu certo? Eram 10 no início. Em menos de um ano, eles se reproduziram (opa!) e são sete vezes mais.
E são fiéis, viu? Ao esporte ao menos! Há partidas às sextas entre 20h e 22h e aos domingos entre 14h30 e 16h30. As propostas de cada encontro são distintas.
"No jogo recreativo, às sextas, é mais uma brincadeira para praticarmos o esporte sem muita pretensão. As regras do esporte são afrouxadas justamente para ser uma partida mais acessível e leve. Nos jogos de treino, aos domingos, damos bastante ênfase em melhorar o desempenho de cada um. Contamos com treinador, que aplica aquecimento e orientações técnicas", explica Will.
Até agora, eles não entraram em campeonatos, mas há ideia de que possam dar esse passo.
Você pode estar gostando dessa reportagem, mas pode ter o ponto de interrogação: "No ínício do texto, fala-se em pizzas!!. Como assim?"
A resposta é que esses homens vão com tudo não só na areia e na quadra, mas também à mesa!
No instagram dos Ozurso, dentre as fotos deles nos jogos há outras deles bem sorridentes e com muita comida no prato!
"Depois dos jogos, costumamos fazer confraternização. Normalmente, fazemos algo no próprio estabelecimento em que ocorrem os jogos, com churrasco, salgadinhos ou pizza, mas também vamos a restaurantes ou praças de alimentação", diz Will.
A bola reúne, a comida e a amizade idem. Tudo são bons motivos para fortalecer os laços.
"Também temos festas e eventos que não necessariamente envolvem os jogos. Afinal, apesar do grupo ser vinculado à prática de um esporte, o objetivo é utilizá-lo como forma para a socialização entre pessoas em comum."