A estudante de serviço social Maria Fernanda Santiago é candidata a deputada federal pelo União Brasil e diz ter disposição para efetivar políticas públicas em prol de segmentos vulneráveis, aí também LGBT.
Lésbica, mãe, feminista e umbandista, Maria Fernanda afirma que seu mandado será para todo e qualquer ser humano carente de inclusão e oportunidades.
Abaixo, a candidata fala mais de suas propostas.
O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em direitos LGBT, mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais suas propostas para que Minas avance nesse campo?
Mesmo com avanços legais que asseguram nossos direitos como cidadãos, ainda somos o país com o maior número de mortalidade. A lei existe, o que nos falta como um Estado Democrático de Direito vai muito além de leis e legislação: precisamos de educação, de empatia e desconstruir preconceitos.
Precisamos compreender que, independente de sexualidade, somos seres humanos e todos iguais. Precisamos de políticas publicas que insiram os cidadãos LGBTQIA+ em todas esferas da sociedade para que um dia fique claro que capacidades, honestidade e caráter estão muito além da sexualidade de gênero. A questão não é apenas leis e sim suporte, fiscalização, inserção para que essas leis virem de fato oportunidades.
Fora a questão LGBT, quais seus projetos para a população mineira em geral?
Tenho o pensamento que a boa política, a que teoricamente todos deveríamos seguir, é a principal forma de representar e garantir direitos e oportunidade às populações vulneráreis que de fato precisam de uma voz por eles e para eles.
Por isso meu foco é a visibilidade desses povos, sejam de matrizes africanas, indígenas, mulheres, periféricos, LGBTQIA+. Quero lutar e representar todo e qualquer ser humano carente de inclusão e oportunidades.
Em que seu mandato vai se diferenciar em relação ao que se tem na política atualmente?
Como falei anteriormente, meu mandado será para todo e qualquer ser humano carente de inclusão e oportunidades.
Atuarei por meio de políticas públicas, incentivos fiscais para empresas privadas abrirem vagas de trabalho voltadas a esta população, educação, cultura, cursos de capacitação, suporte psicológico, alimentação, enfim, buscarei recursos e formas de viabilizar cada um desses caminhos para que possamos ter uma sociedade a cada dia mais igual em oportunidades.