Iniciada em São Paulo, após iniciativa da escritora Clara Averbuck, uma campanha de doação de maquiagem para mulheres transexuais foi para o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e chegou a Santa Catarina.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
Em Floripa, quem encampou a campanha foi a Adeh - Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade, que já promoveu cursos profissionalizantes de maquiagem para a comunidade LGBT.
O objetivo é incentivar a doação por quem tenha cosméticos - tais como maquiagem, cremes e produtos para cabelos - sobressalentes, em boas condições de uso ou novos, arrecadá-los e distribuí-los para mulheres trans e travestis em situação de violência.
"É inegável que a maquiagem pode ser um elemento importante na afirmação da identidade de mulheres trans e mulheres travestis, facilitando tanto a relação delas com sua própria imagem como com o mundo externo", afirma o material de divulgação.
Quem quiser e puder doar, pode se dirigir, até o fim do mês, à sede da Adeh (Rua Trajano, 168, sala 303, Ed. Berenhauser, Centro), de segunda a sexta, de 14h às 18h ou ao Tralharia Antique Café Bar (Rua Nunes Machado, 104, Centro), segundas, de 16h às 22h; terça a sexta, 16h à 0h; e sábados, 10h às 20h.