Atualizado às 9h40 de 31/05/21
Entrou na lista dos assuntos mais comentados das redes sociais na noite do domingo 30 os nomes de Caio Castro e Rafa Kalimann por ambos terem postado vídeo contra o casamento gay.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
Nos stories de seus perfis no Instagram, tanto o ator quanto a apresentadora divulgaram fala do pastor Cláudio Duarte contra esse direito.
No rápido trecho, o religioso é questionado pela socialite Val Marchiori se ele é a favor do casamento gay.
"Não, eu não sou a favor do relacionamento, certo? Eu respeito, eu tenho as minhas convicções, certo? Eu tenho a base daquilo...", diz o pastor.
Além da Rafa Kalimann, Caio Castro também publicou o mesmo e péssimo vídeo... O do ator inclusive ainda se encontra nos Stories. pic.twitter.com/8inp8lEshO
— Di???? (@EsseDiegoLuiz) May 31, 2021
Em outro trecho, que é o início desta fala, e que também circula nas redes sociais, Cláudio Duarte afirma: "Eu não tenho problema nenhum. Eu tenho valores e não vou abrir mão dele (sic). Se você me perguntar, se eu acho certo, eu não acho."
O vereador pela Câmara Municipal de São Paulo, Thammy Miranda, que é transexual, o interrompe, concordando com o pastor: "E também não é errado você achar errado".
O religioso prossegue: "Mas isso não nos torna inimigos".
sério mesmo a rafa kalimann postar um storie desse pra 22 milhões de seguidores é um desserviço tão grande que eu não consigo descrever pic.twitter.com/bwIrAX38Os
— malu (@twitamaria) May 31, 2021
A declaração foi dada em participação do pastor no quadro "Elas Querem Saber" do Programa Raul Gil, no SBT.
Vários usuários das redes lembraram de uma fala considerada homofóbica dita por Caio em 2012 à revista Quem.
"Se você não tem fama de pegador e é solteiro, fica com fama de veado. Então, antes pegador que veado, né?", disse.
Já em 2017, o ator mostrou em seu perfil no Instagram que parecia não se importar mais com a tal fama.
Ele escreveu "migos" na legenda de uma foto com amigos em uma escada rolante e um seguidor comentou: "Migos? Que coisa mais gay".
O ator, então, afirmou: "Seu preconceituoso! Esse é o problema do ser humano, achar que a opção sexual (sic) diferente da sua é uma anomalia! Sou hétero, mas e se fosse homo? Você iria se sentir melhor que eu!? Ignorante".
Rafa Kalimann apagou o vídeo e divulgou pedido de desculpas.
"Sinto muito se ofendi e se pareceu que eu discordo de relacionamentos homoafetivos (jamais!!!). Apaguei depois de ver que estavam levando como uma opinião minha, e está longe de ser. Muito pelo contrário", escreveu.
"Aquele vídeo foi enviado por um amigo homossexual em um dos nossos grupos, ele e muitos outros acharam bacana ver um posicionamento diferente da maioria quando se trata de religião, foi um assunto que levantou muitas coisas legais lá."
"Entendi completamente o ponto de vista de vocês, respeito e peço desculpas pelo meu compartilhamento."
Já o ator não apagou o vídeo, mas divulgou imagem em que aborda a publicação.
Ele afirma que é favorável à relação homoafetiva, mas que existem pessoas que não são.
"Precisamos respeitar, não precisamos nem devemos aceitar! Mas precisamos respeitar! E o vídeo que eu compartilhei é sobre esse ponto que o pastor está falando."