A famosa imagem de Jesus Cristo e seus apóstolos na Santa Ceia foi recriada pela fotógrada Dalva Assis com ativistas LGBT do Estado de Santa Catarina.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
A foto foi registada no final da II Conferência Municipal LGBT de Florianópolis - Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Pessoas Trans (que ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro), com integrantes do evento e a militante Lirous K'yo Fonseca Ávila ao centro, como Jesus Cristo.
O registro faz parte de campanha de combate às fobias, lançada em 1º de novembro, Dia de Todos os Santos e aniversário de 33 anos de Lirous, que se identifica como trans não binária (pessoa que não se liga de forma única com gênero masculino nem com o feminino).
Lirous preside a Adeh - Associação em Defesa dos Direitos Humanos (que atua em Floripa há 23 anos) e também é a presidente do Fórum Diversidade da Grande Florianópolis, que une mais de 20 instituições no combate às fobias e às violências contra LGBT.
Paulista da cidade de Mauá, Dalva Assis, estudou moda e cursa, atualmente, Artes Visuais na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Grafiteira, ilustradora de livros, desenhista, a fotógrafa amadora tem como bandeira a promoção social.
De acordo com o material de divulgação, o trabalho foi realizado como resposta à bancada evangélica, que "distorce as palavras de Cristo e prega o ódio e preconceito na Câmara dos Deputados", diz nota de divulgação do projeto.
O figurino ficou por conta da estilista Maria Lís Cardoso, proprietária da loja T Dolls, que confecciona roupas para mulheres transexuais e travestis. O local pertence ao projeto de economia solidária da instituição de arte Desdobrando Arte Ateliê, que prioriza que as integrantes sejam mulheres travestis e mulheres transexuais.