Vereadores de Floripa aprovam lei pró-lgbt por 14 votos a 2

Movimento social comemora luta de sete anos por conselho municipal para o segmento

Publicado em 02/05/2016
conselho municipal lgbt floripa
Entidades LGBT conseguiram se mobilizar para votação 

Por 14 votos favoráveis a 2 contrários, foi aprovado o projeto de lei que cria o Conselho Municipal LGBT de Floripa. A apreciação ocorreu na segunda 2 na Câmara Municipal de Florianópolis. 

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook 

A proposta foi elaborada pelo prefeito Cesar Souza Junior (PSD) e remetida, em 2015, para avaliação do Poder Legislativo. O conselho será composto por 10 integrantes do Poder Público e mesmo número de pessoas da sociedade civil. Dentre suas principais funções está elaborar políticas públicas pela promoção, defesa e garantia dos direitos relacionados à orientação sexual e identidade de gênero. 

Informado na sexta anterior da votação, o movimento arco-íris da capital conseguiu se mobilizar e compareceu na votação com cartazes e bandeiras arco-íris. Os votos contrários vieram de dois religiosos, o pastor Aldérico Furlan (PSC) e o integrante da Igreja Universal do Reino de Deus, Jeronimo Alves Ferreira (PRB). 

Para o diretor da ONG Acontece, Alexandre Bogas, a conquista é histórica. "É um passo muito importante, mas que vai seguir. Vamos lutar agora para o prefeito sancionar, depois implementar e, enfim, fazer o conselho funcionar. Foi uma luta de cerca de sete anos que agora chegou a esse estágio."

Quer-se, como forte símbolo a favor da diversidade, marcar a sanção do Poder Executivo para 17 de maio, Dia Internacional contra a Homotransfobia. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.