Um artigo publicado pelo Journal of Gay & Lesbian Mental Health chama atenção para um novo de tipo de poppers que pode causar delírio, dano cerebral e até morte súbita.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
Poppers é um inalante à base de nitrato alquílico que abaixa a pressão e aumenta o ritmo cardíaco, provocando uma sensação de calor e euforia. Dentre os usuários da droga estão gays e bissexuais, sobretudo por um de seus principais efeitos - de dilatar os músculos (incluindo o esfíncter anal) e facilitar a penetração.
A versão da droga que circulava há décadas não possuía muitos efeitos colaterais se não fosse misturada com outras drogas. Mas os novos poppers chamados de "máximo impacto" têm mais componentes em sua fórmula e estes são bastante prejudiciais.
Segundo Timothy M. Hall, coautor do estudo, a nova fórmula vem associada a inalantes nocivos que podem causar delírio, dano permanente e perigoso à memória, neuropatia e uma arritmia cardíaca rara que leva à morte súbita.
"Os médicos não são ensinados a quase nada sobre o nitrato de poppers", diz o estudioso. "Eles sabem um pouco mais do que uma nota de rodapé na parte de trás de livros didáticos sobre dependência, que o colocam junto com cola e aerossóis, embora os efeitos fisiológicos [das drogas] sejam bastante diferentes".
E alerta: "Homens gays e bissexuais tendem a pensar que o poppers é benigno. Há um risco real para homens que fazem sexo com homens usar uma substância muito mais prejudicial do que a que eles estão esperando, e os médicos não reconhecem a diferença".