Homossexualidade não é pecado

'Quem busca embasamento bíblico para proibição da vida homossexual não conhece a Bíblia'

Publicado em 07/07/2015
Homossexualidade não é pecado, diz Padre Beto em coluna de estreia
Pecado não é a homossexualidade, mas a homofobia

Para começo de conversa é preciso deixar claro, de uma vez por todas, que a homossexualidade como pecado não possui nenhum fundamento bíblico. Quem busca embasamento bíblico para a proibição da vida homossexual não conhece a Bíblia.

Antigo Testamento
Os textos que mencionam e condenam a homossexualidade no Antigo Testamento (Lev. 18, 22, Lev. 20, 13 entre outros), se referem à prática homossexual como culto a deuses pagãos e por isso é condenada, por ser um ato de infidelidade ao Deus de Abraão, Isaac e Jacó. Ainda no antigo Testamento, no texto da destruição de Sodoma, não encontramos a homossexualidade como o pecado que motiva a destruição da cidade, mas o pecado contra hospitalidade, o que era para o hebreu era uma falta gravíssima.

Por fim, as narrativas sobre a criação não falam absolutamente nada sobre a homossexualidade, mas simplesmente sobre a relação entre homem e mulher e a multiplicação da espécie. Aqui não encontramos uma ordem exclusiva para a heterossexualidade e sim uma constatação sobre a continuação da espécie.

Novo Testamento
No Novo Testamento encontramos a condenação à homossexualidade somente nas cartas de Paulo: Rom 1, 26-28, Cor. 6, 10s e 1 Tim. 1, 10. Porém, para o judaísmo tardio era uma prática típica dos pagãos e, portanto, não aceita entre judeus para que estes não fossem associados a eles. Além deste fator, Paulo não aborda o tema em uma ética sexual, fala somente sobre uma inversão da realidade e da vontade de Deus, juntamente com outros vícios. Isso porque para Paulo a sexualidade é somente a heterossexualidade.

Evangelho
Os Evangelhos, por sua vez, não falam absolutamente nada sobre o assunto. Compreendendo a mensagem de Jesus Cristo em seu todo, se Jesus abordasse o tema da homossexualidade ele com certeza estaria mais preocupado com a qualidade do relacionamento do que com a orientação sexual. De qualquer forma, a herança primordial que Cristo nos deixou foi o AMOR. Não o amor simplesmente como sentimento ou simpatia, mas o amor ágape, ou seja, a compreensão de que o outro possui direito à vida e vida em abundância.

Ao fazer a atualização deste mandamento do amor para o século XXI e associar a ele todo nosso conhecimento sobre a sexualidade humana, o homossexual precisa ser visto como o heterossexual: um filho de Deus que tem o direito de viver sua sexualidade de forma saudável e respeitosa. Pelo contrário, pecado (ofensa e afastamento de Deus) é a condenação do homossexual a uma vida casta. Sem falar que as igrejas cristãs colocando a vivência homossexual como pecado estão criando no homossexual um desamor a si próprio e no heterossexual, a homofobia. Isso sim é um pecado, e grave, por parte das Igrejas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.