A Federação Internacional de Futebol (Fifa) voltou a punir o Brasil por causa de homofobia de torcedores do nosso país em uma partida válida pelas eliminatórias da Copa da Rússia de 2018.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
Na quinta-feira 3, a entidade máxima do esporte divulgou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) será multada em 25 mil francos suiços (cerca de R$ 83 mil) devido a gritos da torcida chamando o goleiro da Bolívia de "bicha" em partida realizada em 6 de outubro na Arena das Dunas, em Natal.
Mais
>>> Por homofobia, estádios no Brasil podem ficar sem jogos da seleção
>>> Torcida do Palmeiras quer acabar com grito de 'bicha' nos jogos
Em setembro, o Brasil já havia sido multado (em cerca de R$ 66 mil) pelo mesmo motivo, em partida contra a Colômbia na Arena da Amazônia, em Manaus.
Além das multas, países reincidentes podem perder o direito de usar alguns estádios, como ocorrerá com o Chile, que após ser multado diversas vezes pelo mesmo motivo, não poderá usar o Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos, em 28 de março, contra a Venezuela.
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) tentou convencer a Fifa de que os gritos homofóbicos eram "culturais", mas não conseguiu. "Precisamos que as pessoas sejam educadas, mesmo que esteja na sua história, na sua cultura, usar palavras não amigáveis contra o adversário", disse Fatma Samoura, secretária-geral da Fifa.