Às cinco cores dos anéis olímpicos, já se tem um brasileiro que vai somar as seis cores do arco-íris LGBT. O atleta de saltos ornamentais Ian Matos, assumidamente homossexual, conseguiu vaga para a disputa nos Jogos Rio 2016.
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
A conquista do paraense integrante do Fluminense veio de forma vigorosa. Foram quatro medalhas de ouro no Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, disputado em Brasília. Matos conseguiu a classificação em dupla com o carioca Luiz Felipe Outerelo, que fizeram a prova do trampolim de 3 metros sincronizado.
Ao site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Matos revelou a estratégia para as olimpíadas. "Agora vamos voltar a executar um salto de maior grau de dificuldade, subindo quatro décimos, de 3,0 para 3,4, o que nos fará ser mais competitivos. Aqui preferimos não arriscar e nos garantir na competição. Mas agora é treinar muito e forte para utilizá-lo nos jogos do Rio."
Outro atleta do mesmo esporte e também homossexual assumido que garantiu vaga nas olimpíadas deste ano é o britânico Tom Daley.