Escolas de 6 cidades receberão projeto que une literatura à questão LGBT

Ação tem como base obras literárias de Roberto Muniz Dias, responsável pelas palestras

Publicado em 08/01/2016
Roberto Muniz Dias lança projeto Literatura e Diversidade Sexual que abordará temas LGBT em capitais brasileiras
Projeto abordará a diversidade sexual por meio de oficinas, palestras e discussões temáticas

Uma caravana de discussão de temas LGBT com jovens por três regiões do país. Este é o projeto Literatura e Diversidade Sexual, do escritor Roberto Muniz Dias, que irá para a estrada em breve.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook 

Selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, o projeto vai discutir questões de diversidade sexual e gênero por meio das obras de Muniz Dias.
 
As cidades escolhidas para receber a proposta ficam nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que apresentam grandes déficits de leitura dentre jovens. A "caravana" chegará a Belém, Manaus, Fortaleza, Teresina, Brasília e Goiânia. 
 
Segundo Muniz Dias, a ideia é iniciar a ação na volta às aulas e fazer pensar. "A proposta é usar o material que publiquei e utilizá-lo como um viés de discussão destes assuntos tão caros a nossa sociedade, tais como bullying, gênero, sexualidade", explica o autor.

 

O escritor Roberto Muniz Dias
O escritor Roberto Muniz Dias

O debate é orientado para os estudantes de Ensino Médio para os quais este tema possa ser trabalhado, bem como para profissionais envolvidos na área. Como o foco é estimular leitura e criação de textos, há dinâmicas usadas para despertar o interesse no tema e paralelamente o estímulo destas habilidades", afirma.

 

Os temas abordados serão divididos de acordo com as obras do escritor. Sexualidade reprimida e autoaceitação são dois dos temas vinculados ao livro Adeus a Aleto. Com base em Um Buquê Improvisado serão abordados casamento gay e relação pai e filho. Urânios e Uma Cama Quebrada dão base à poliafetividade, Errorragia sugere prazeres proibidos, culpa e pecado e O Príncipe, O Mocinho ou o Herói Podem Ser Gays ajudam a abordar a literatura infantil com temática homoafetiva.

 
Em tudo, há um objetivo maior. "O mais importante é trazer a discussão de temas importantes para dirimir a homofobia institucionalizada diante da onda conservadora que assola nosso país", afimou o literato. Mais informações estão no site de Roberto Muniz Dias.

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.