Adeh volta a fazer teste rápido de HIV por fluido oral

Exame é realizado de forma sigilosa na sede da entidade, que encaminha para tratamento imediato resultados positivos

Publicado em 19/09/2015

Adeh realiza testes rápidos de HIV por meio de fluido oral (amostra da saliva) em Floripa

"Tenho ou não HIV?" Essa dúvida não ajuda em nada sua saúde. O melhor é saber logo sua sorologia para se tratar rapidamente em caso positivo. Para ter a resposta em minutos, sem precisar tirar sangue e de forma sigilosa, a ONG Adeh volta a fazer testes rápidos, na própria sede. 

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook 

O projeto "Fique Sabendo" realiza o teste por fluido oral (amostra da saliva) e identifica se há anticorpos anti-HIV (células de defesa do organismo). Se o teste for "reagente" (ou seja, positivo), o paciente é encaminhado para o serviço de saúde de referência e fará exames complementares. Se a soropositividade for confirmada, o tratamento é iniciado imediatamente.

Quem descobre o HIV mais cedo pode viver mais e com melhor qualidade de vida. Além disso, ao começar a tomar os antirretrovirais, o risco de transmissão do vírus diminui em mais de 90%.

E fique calmo: não existe risco de transmissão pelo beijo, pois o vírus não fica na saliva. O que existe nessa região são anticorpos que detectam a presença do HIV.

O teste pode ser realizado de segunda a sexta, das 14h às 18h. A Adeh também está aberta para tirar quaisquer dúvidas sobre a doença, com equipe de psicólogos e assistente social para aconselhamento.

Veja o endereço da Adeh em nossa seção Cidadania.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.