Ação fará parada gay em rádios para 'calar a homofobia'

Programação de várias emissoras pelo país tocarão artistas LGBT e falarão sobre preconceito em vários momentos durante 24 horas

Publicado em 24/03/2015
Parada Gay na Rádio tocará artistas declaradamente LGBT durante o Dia Nacional do Orgulho Gay
Programação estará recheada de cantores e bandas LGBT

A luta contra a homofobia ganha uma aliada que é uma velha conhecida nossa: a rádio. Para marcar o Dia Nacional do Orgulho Gay, comemorado nesta quarta-feira 25, emissoras de todo o País realizam o evento Parada Gay na Rádio.

Durante 24 horas, rádios tocarão - em horários diferentes - playlists com artistas declaradamente LGBT com o objetivo de, ao usar nomes de grande influência da música, chamar atenção para se dizer não à homofobia.

A campanha, criada pela agência Ogilvy Brasil para a Billboard Brasil, estará em rede nacional pela Transamérica (100,1FM em SP), e também em rádios como Continental FM, Super Nova e Atlântida (Sul) e Cidade FM e 98 FM (Minas), dentre outras regiões. A ideia é que outras emissoras também se juntem durante o dia (a partir de 8h da manhã) à campanha.

No decorrer da programação, as rádios informarão sobre problemas como violência e preconceito contra LGBT. "Essa é uma das causas mais nobres às quais podemos nos engajar", diz Antonio Camarotti, CEO da Billboard Brasil. "A Billboard não só apoia como é contra qualquer tipo de preconceito. Para que seja um sucesso, no entanto, é preciso a participação de todos os brasileiros, por isso nossa parada começa nas rádios, mas não para por aí - vai para onde as pessoas quiserem levá-la".

A ideia da empresa é que a voz contra a homofobia não se restrinja às rádios, mas também atinja outros meios, como as redes sociais. Uma fanpage (facebook.com/paradagaynaradio) foi criada especialmente para receber depoimentos e compartilhar informações. Para isso, basta usar a hashtag #CaleAHomofobia.

“A influência dos artistas gays na música é gigantesca. Imagine um mundo sem Queen, por exemplo? E a ironia é que grande parte daqueles que perpetuam a homofobia são fãs desses artistas. Acreditamos sim que a música tem o poder de calar a homofobia”, diz Aricio Fortes, VP nacional de criação da Ogilvy Brasil.

A programação da Parada Gay na Rádio terá nomes como The Smiths, Queen, R.E.M., Marina Lima, Cazuza, Pet Shop Boys, Ana Carolina, Ricky Martin, Village People, Daniela Mercury, Adriana Calcanhoto, Elton John, George Michael, Banda Uó, Ney Matogrosso, Mika, Beth Ditto, Legião Urbana, Zélia Duncan, Scissor Sisters e muitos outros.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.