Parlamento alemão aprova, enfim, o casamento gay

Chanceler Angela Merkel votou contra, mas liberou deputados conservadores para votarem de acordo com sua convicções

Publicado em 30/06/2017
Casamento gay é aprovado na Alemanha
País reconhecia as uniões civis homossexuais desde 2001

O Parlamento da Alemanha aprovou, nesta sexta-feira 30, o projeto de lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Agora, a lei precisa ser ratificada pela Câmara Alta do Parlamento para entrar em vigor, o que pode ocorrer até o fim deste ano.

Ao todo, 393 deputados votaram a favor e 226 contra. Dentre os favoráveis estavam integrantes de três partidos de esquerda - social-democratas, Verdes e esquerda radical - além de conservadores. Na semana passada, a chanceler Angela Merkel votou contra a lei, liberou integrantes de seu partido conservador para que votassem de acordo com sua convicções.

"Eu espero que a votação de hoje não apenas promova respeito entre as diferentes opiniões, mas também traga mais coesão social e paz", declarou Angela, segundo a Reuters. Ela busca um quarto mandato em eleições marcadas para 24 de setembro. "Para mim, o casamento é, segundo nossa Constituição, uma união entre um homem e uma mulher. Por isto votei contra o projeto de lei."

Parece incrível que a Alemanha, cuja capital Berlim tem um dos maiores roteiros gays do mundo e o próprio país é considerado um dos mais amistosos a LGBT não tenha até hoje aprovado o casamento homossexual.

Desde 2001, o país possui a união civil, o que garante vários direitos aos casais de mesmo sexo, mas não todos que os casais héteros possuem. A Alemanha se junta, agora, a outros 20 países que também regularizaram o casamento gay. São eles: Brasil, Estados Unidos, França, Reino Unido, Argentina, Uruguai, Espanha, Nova Zelândia, África do Sul, Canadá, Portugal, Suécia, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Noruega, Colômbia, Finlândia, Islândia e Luxemburgo.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.