No Brasil, há cerca de 700 mil pessoas que têm conhecimento de sua soropositividade para o HIV (outras 130 mil têm o vírus, mas desconhecem sua sorologia, segundo o Ministério da Saúde).
Curta o Guia Gay Floripa no Facebook
Presente na vida de tantas pessoas, esta infecção, ainda tão envolta em tabus e preconceitos, é o foco de um aplicativo que será lançado nesta sexta-feira 1º, às 17h.
Mais
>>> '+ Próximos': websérie brasileira trata de casal gay sorodiscordante
>>> Conheça 5 termos politicamente corretos para falar de HIV
Chamado Hive (colméia, em tradução livre), o app foi idealizado pela ONG brasiliense Amigos da Vida, conhecida nacionalmente pela defesa de pessoas que vivem com o vírus.
A ideia surgiu do coordenador de marketing social da entidade, Pedro Alves, após conduzir uma entrevista com mais de 600 jovens em diversos apps de relacionamento.
O objetivo foi sensibilizar e levar informação acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV, aids e hepatites virais, tirando dúvidas de adolescentes, jovens e adultos.
"Com os resultados da pesquisa, foi inferida a necessidade de se criar um app que levasse interação aos usuários, combate ao estigma da aids, informações de tratamento e prevenção ao HIV/Aids além de proporcionar relacionamentos de amizade e namoro com segurança", explica Alves.
O aplicativo pretende levar informação, ao conectar pessoas e levar o conhecimento como forma de interação sem distinção de cor, credo, raça e status sorológico. "O conceito de união, aceitação, prevenção, segurança e autoestima fomentam o empoderamento dos jovens acerca da saúde sexual e tratamento precoce em casos de infecção por HIV/Aids e demais ISTs", sustenta o presidente da ONG, Christiano Ramos.